Um líder espiritual, ou seja, um pastor, normalmente está na linha de frente de suas comunidades, e por isso, recebem todo o impacto das queixas e crises trazidas daqueles que veem no seu líder o suporte e apoio para conseguir dividir suas cargas. Não são poucos os que até mesmo tentam transferir suas responsabilidades para seu líder, como se ele fosse um pai que super protege e pega as cargas de seus filhos e as carrega para aliviá-los.
Muitos enxergam seus pastores e lideres desta forma, se esquecendo que eles tambem tem suas próprias crises e desafios emocionais.
Não podemos perder de vista que um pastor, um líder, por mais bem preparado e focado no cuidado para com suas ovelhas, ou melhor dizendo, cuidado para o outro, ele também necessita de cuidado para si, para poder oferecer um cuidado com qualidade para o outro.
É comum nos depararmos com lideres e pastores, tão desgastados com suas igrejas e comunidades, que chegam a abrir mão de seus ministérios por exaustão.
Geralmente estes indivíduos acabam enfrentando uma sobrecarga de trabalho, chegando ao esgotamento. Enfrentam esgotamentos por muitas vezes não terem a quem se recorrer.
Ainda há comunidades que impõe a seus líderes, expectativas exorbitantes.
São raras as comunidades que visam um sistema de apoio para seus líderes. Mas o que é comum nas igrejas e comunidades são criticas e conflitos frequentes, que acabam por minar a autoestima e aumentar a pressão emocional.
Sou psicóloga e sou participante ativa de uma igreja,e por conhecer esta realidade, é que me proponho a oferecer atendimento que promove suporte emocional, para que lideres e pastores possam desenvolver seus ministérios.
Autora: Conceição Fernandes
Psicóloga - CRP: 06/132440
VoltarTem alguma dúvida? Nós podemos te ajudar!
Clique aqui e mande uma mensagem para:
Whatsapp: (11) 97594-3667.! ou: Whatsapp: (11) 99594-5714.!
De Segunda à Sexta: das 8h00 às 20h00
Rua Santa Cecília, 417 Sala 14 - Agenor de Campos - Mongaguá/SP