O EFEITO DA RESPIRAÇÃO NA REGULAÇÃO DA SAÚDE EMOCIONAL

Course #1

Respirar é um ato involuntário. Realizamos o processo de respiração sem ao menos nos dar conta dele, mas a respiração é essencial para a sobrevivência e manutenção de nosso organismo.

A forma correta de realizar o ato da respiração é: Inspiramos pelas narinas, enchemos os pulmões elevando o abdômen (diafragma) e liberamos através da expiração.

Nascemos respirando corretamente, mas com o passar do tempo, expostos às influências de acontecimentos ocorridos durante a vida, sejam por doenças, episódios de ansiedade e estresses, ou até mesmo outros fatores acabam modificando o padrão da respiração.

Um sentimento que produz um efeito ruim no processo de respiração é o medo. Ele tem a capacidade de provisoriamente bloquear a respiração, levando a pessoa a se sentir sufocada e com a impressão de que vai morrer. Já no caso do sentimento de angústia, ele produz o efeito de alterar permanentemente o processo de respiração.

Respirar de forma errada traz consequências serias para nosso dia a dia, nos deixando muito cansados, com baixa concentração, má qualidade de sono, acúmulo de toxinas no organismo.

Os níveis de energia se tornam cada vez mais baixo e a produtividade cai consideravelmente quando o corpo não recebe todo o oxigênio de que precisa. O que também fica prejudicada, é a concentração, que depende de uma boa oxigenação do cérebro. Portanto respirar errado pode atrapalhar nos estudos e na vida profissional.

A tendência do ser humano é não prestar atenção à respiração e respirar de forma curta, sem usar devidamente toda a capacidade dos pulmões. Há estudos que mostram que a respiração rápida, superficial e sem foco pode contribuir em uma série de problemas como por exemplo: Ansiedade, depressão e pressão alta. No entanto desenvolver um controle maior sobre os pulmões podem trazer muitos benefícios para a saúde física, mental e emocional.

Se você se percebe, inquieto(a), preocupado(a) com muitas coisas sem uma razão aparente, ansioso(a), vivendo momentos difíceis e já não aguenta mais as pessoas à sua volta lhe dizendo “Voce precisa se acalmar”, talvez esta seja a hora de observar como está a qualidade de sua respiração. Pode ser que este simples ato de respirar mais profundamente e pausadamente contribua para uma melhor percepção das coisas que estão ocorrendo ao seu redor.

A maneira mais adequada de respirar é pelo nariz, de forma lenta e profunda, mas nem sempre isto será possível.

È interessante criar o habito de praticar a respiração correta, pois além de reduzir a ansiedades e ao estresse, estimula as células de defesa do sistema imune e contribui para a longevidade.

Há muitos outros benefícios que uma boa respiração proporciona à saúde e bem estar do organismo humano.

Vamos praticar nossa respiração com consciência e sabedoria?

Autora: Conceição Fernandes

Psicóloga - CRP: 06/132440

Voltar

Fale Conosco

Tem alguma dúvida? Nós podemos te ajudar!

Mande uma mensagem ou ligue para
Whatsapp: (11) 97594-3667.
De Segunda à Sexta: das 8h00 às 20h00