DEPRESSÃO: DOENÇA OU FRESCURA?

Course #1

Nos dias atuais temos deparado com um tema muito sério, que é o da depressão.

As opiniões se dividem. Há os que declaram que a depressão nada mais é do que uma grande falta do que fazer, falta de objetivo, desculpa para quem quer viver encostado.

Há os que defendem que a depressão é sim uma doença, que envolve o ser humano de tal forma que o impede de produzir, que o incapacita a prosseguir .

Alguns acreditam que a depressão é uma doença que vem como resultado dos avanços da tecnologia e que as pessoas não estão dando conta do excesso de informação e com isto se vêem envoltas em processos depressivos.

Mas a depressão é uma doença da modernidade?

Embora possa se pensar que a depressão seja uma doença pós-moderna, por estar sendo muito comentada atualmente e por deter o olhar da mídia para si, de fato não é. Ela já é velha companheira da humanidade.

O termo depressão foi inicialmente usado em inglês para definir desanimo em 1660, e passou a fazer parte do uso comum em meados do século XIX. Mas muito antes, perturbações chamadas de melancolia que circulavam em meio à população, já era tema estudado e reconhecido pelos especialistas da época, mas que naquele momento histórico passaram a ser definida como depressão.

Atualmente na psiquiatria utiliza-se o termo depressão para denominar transtorno de humor, com base na queixa do paciente de apresentar em maior parte do dia um humor depressivo e irritável.

Buscando o significado da palavra depressão, encontramos sua origem no Latim depressio, deprimere, que significa “apertar firmemente” “para baixo”.

É comum ao perceber que uma pessoa está triste, ouvirmos alguém dizer “fulana está deprimida hoje”. Popularmente qualquer pessoa que apresenta uma aparência de tristeza, já é definida como deprimida.

Embora o sentimento de tristeza faça parte de um quadro de depressão, é preciso muito mais para sustentar um diagnóstico.

Já uma pessoa que apresenta movimentos mais lentos, diminuição na capacidade de atenção, na concentração, pensamentos negativos constantes, sentimento de culpa, sensação de inutilidade, diminuição do prazer e do ânimo para atividades cotidianas e de lazer e perda da capacidade de planejar o futuro, podemos inferir que possivelmente ela possa estar passando por um momento depressivo. Cabe àqueles que estão próximos dispensar uma atenção especial para buscar entender a situação e prestar ajuda a esta pessoa .

Para quem está vivendo um momento depressivo é de vital importância receber atenção, carinho , cuidado e compreensão.

Provavelmente todo ser humano em algum momento da vida já experimentou ou experimentará uma situação de dificuldade que o deixou ou deixará paralisado, incapacitado para tomar decisões.

É nestes momentos que poderemos nos deparar com uma crise depressiva. Tudo irá depender de nossos recursos emocionais e de enfrentamento diante de episódios estressantes.

É sempre importante salientar que estes recursos são pessoais, desenvolvidos de acordo com cada pessoa e sua história de vida. Por este motivo, o que funciona para um não funciona para outro e principalmente não devemos julgar o outro por suas ações em relação as nossas.

A depressão é sim uma doença incapacitante e que pode trazer sérios prejuízos na vida de qualquer pessoa acometida por ela.

A depressão faz parte do dia a dia das pessoas e vem crescendo. Ela é uma resposta do ser humano às suas dificuldades de lidar emocionalmente com questões que produzem muito sofrimento e de difícil aceitação.

A depressão pode ser desencadeada por diversos motivos, sendo entre eles a perda de entes queridos, processos de luto, doença em família, desemprego, dificuldades em lidar com situações novas, e muito mais.

Discorrer sobre este tema não foi uma tarefa fácil. Reconheço que o que foi dito nestas linhas são somente gotas em um oceano, mas mesmo assim espero que desperte em você curiosidade para buscar conhecer mais sobre este mal.

Por hoje é só. Até a próxima.

Autora: Conceição Fernandes

Psicóloga - CRP: 06/132440

Voltar

Fale Conosco

Tem alguma dúvida? Nós podemos te ajudar!

Mande uma mensagem ou ligue para
Whatsapp: (11) 97594-3667.
De Segunda à Sexta: das 8h00 às 20h00