E S P E R A N Ç A

Course #1

Foi me dada a tarefa de escrever sobre a esperança e seu significado para a vida. De imediato pensei na esperança como sendo algo enfadonho e difícil de suportar, pois a esperança denuncia que está faltando algo, que tenho que lutar para conquistar algo que certamente me é muito importante e de grande significado para minha existência.

Comecei a pensar no por que a palavra “esperança” me remetia a um sentimento enfadonho.

Lembrei-me de uma citação de um sábio que dizia que a esperança adiada deixa o coração triste. Certamente que as perdas sofridas no decorrer da vida nos leva a deparar com esperanças frustradas.

Mas o que é esperança afinal?

Esperança é o sentimento de quem vê como possível a realização daquilo que deseja. Esperança é o que sustenta a confiança, que nos leva a investir, aplicar força em situações contrarias e buscar brechas para atingir o alvo que nos garantirá a conquista.

Esperança é o ato de esperar algo. Pode ser também um sinônimo de confiança. Diria que esperança e confiança mantém uma relação de mútua dependência pois para nascer a confiança é necessário ter esperança na realização de algo e para sustentar a esperança é necessário confiar.

Esperança é a confiança de se conseguir o que se deseja. É um sentimento de crença no desenlace favorável de certa situação. Esperança é uma atitude otimista.

A esperança é o estado em que se crê que aquilo que se deseja ou pretende é possível, seja a partir de um fundamento lógico ou com base na fé. Quem tem esperança considera que pode conseguir algo ou alcançar um determinado fim.

As pessoas tendem a agarrar-se à esperança quando se encontra numa situação complicada. Geralmente são situações com muitas impossibilidades, fora de nossa capacidade dar solução. Por mais que pensemos, que articulemos, mesmo assim não encontramos saída. Passamos por vários estágios. Primeiro experimentamos a negação dos fatos; depois a revolta por estar diante de uma situação que nos faz perder o controle de nossa própria vida e por fim, entramos num último estagio, digamos assim, de aceitação, ou seja: Esta é minha condição. Este é meu problema. Esta é a muralha que tenho diante de mim. Vou buscar recursos, vou derrubar e vou superar. Ainda não sei como, mas vou lutar e vou vencer. A esperança surge e como uma luz no fim do túnel, nos impulsiona a investir contra o desconhecido, a enfrentar nossos medos e já gritar em alto e “bom som”: Vou te vencer. Pode demorar, mas vou vencer.

Esta atitude, movida pela esperança, que chama a confiança e faz surgir a fé, são elas os ingredientes que proporcionam um estado de espírito que transforma uma pessoa simples em um valente, para ultrapassar as barreiras e enxergar as condições favoráveis e as pequenas possibilidades que irão conduzi-la para a conquista.

A esperança é um sentimento que impulsiona a tomar atitudes. Ela age contraria ao sentimento de depressão.

A esperança estimula a força e proporciona o sentimento de tranqüilidade.

Quando a vida começa a perder o sentido, é porque a esperança está se enfraquecendo, quando a razão de ser, já não parece possível. Neste momento o indivíduo fica desmotivado. Tudo parece inútil, chegando a pensar que viver é uma tortura. É aqui que precisamos estar atentos, pois nesta fase é comum pessoas, para se livrar desta tortura de vida, buscar interromper este sofrimento, apressando a própria morte.

Ouvi um relato de alguém que se deparou com um diagnostico grave, e durante o enfrentamento do tratamento declarou que a vida é uma luta com varias batalhas, com lutas constantes. Tem dia que é ruim, mas é preciso manter a esperança que amanhã não será. Mas em todo este processo em sua vida, pode entender que a esperança que a manteve focada na trilha que a conduziria a vencer o tratamento e alcançar a saúde física, foi de suma importância, pois a deu condições de chorar nos dias maus e enxugar as lágrimas para prosseguir.

A esperança está presente no ser humano. É um sentimento que brota de nosso interior quando necessitamos de força extra para o enfrentamento de situações complicadas e desconhecidas.

Quando a esperança aparecer para te ajudar, dê espaço para a confiança se instalar. Busque o sentimento de fé e deixe a coragem te guiar e com certeza estará equipado para um bom enfrentamento de qualquer situação.

A esperança nos sustenta para manter nosso foco no tempo da espera. Quando alcançamos a razão focal (nosso objetivo) é porque a esperança cumpriu seu papel e depois de um trabalho realizado, ela pode nos entregar a alegria da conquista.

Espero que você cultive a esperança na sua vida de forma que ela esteja sempre presente e te ajude a viver de forma agradável e prazerosa.

Estamos iniciando um novo ano, um tempo novo e desconhecido em nossas vidas. Que possamos aplicar o principio da esperança e investir neste tempo boas expectativas e confiar que alcançaremos os alvos que projetamos para ele.

Não se limite. Faça seus planos, reestruture sua vida e ouse buscar e priorizar seus sonhos, pois você é a pessoa mais importante. É preciso se cuidar. Até para se doar aos que te são importantes é necessário estar bem, para se doar com qualidade.

Bom ano para você. Se cuide e se priorize. Aplique a esperança. Una-se com a confiança. Ajunte-se com a fé (principalmente em você mesma) e tenha uma atitude de coragem para fazer deste 2019 um ano inesquecível.

Autora: Conceição Fernandes

Psicóloga - CRP: 06/132440

Voltar

Fale Conosco

Tem alguma dúvida? Nós podemos te ajudar!

Mande uma mensagem ou ligue para
Whatsapp: (11) 97594-3667.
De Segunda à Sexta: das 8h00 às 20h00