UM PEQUENO PASSO PARA SE CONSTRUIR UMA RELAÇÃO DE AMIZADE

Course #1

Lembro-me de uma propaganda de televisão exibida há alguns anos, em que os pais entregavam seus filhos para o transporte escolar e quando saiam levando as crianças, eles certificavam que realmente tinham ido e começava em todas as casas da vizinhança uma festa de “arromba”, com balões coloridos, papel picado, confetes, etc. Festa esta que exemplificava a grande alegria das famílias pelo fim das férias. Por outro lado, para as crianças, era nítido a sensação de pesar no fato de ter que dar adeus àquele período de aventuras e depararem com as responsabilidades que a escola traz em sua rotina diária.

A propaganda transmitia a mensagem de que os pais, a família estava felicíssimos com o retorno de seus pimpolhos às aulas. Realmente em períodos de férias escolares, os pais precisam se desdobrar para suprir uma rotina de atividades, de diversão, passeios para as crianças. Isto é totalmente saudável, embora muito desgastante e cansativo.

Com o retorno às aulas, a rotina diária do lar experimenta certa calmaria . As preocupações daqueles que cuidam, pais e mães, centralizam principalmente nos preparativos para ida à escola, no acompanhamento das tarefas e no desempenho escolar.

Queremos chamar a atenção dos pais/mães/responsáveis, para observarem o comportamento de seus filhos quanto à escola, sobre seus colegas, sobre professores, sobre questões ocorridas em sala de aula , ou até mesmo na escola e suas dependências, etc.

É sempre bom ficar atento, buscar saber quem são os amigos de seus filhos, quem entre eles são os melhores amigos. Incentive seus filhos a compartilharem os acontecimentos de sua vida escolar com você. Se interesse pela vivência social de seu filho na escola. Dê atenção, valorize suas histórias, lembre-se que ele está vivendo uma fase muito importante da vida. Uma que você já viveu e sabe muito bem do que sentiu falta nesta época escolar.

Talvez seus pais não tenham sido atenciosos com você e isto lhe faltou, então use sua história para fazer diferente ao seu filho.

Aproveite para dedicar tempo e atenção ao seu filho/filha e assim enriquecer e cultivar uma amizade gostosa com ele.

Infelizmente muitos pais pensam que ser amigos de seus filhos, irá prejudicar na autoridade que um pai deve exercer para com o filho. Mas de fato cultivar uma relação de amizade com o filho, só irá fortalecer os laços de amizade, o carinho, o respeito e ativar de forma significativa o canal de comunicação entre pai e filho, tão necessário nos dias atuais.

São estes pequenos gestos de atenção que dedicamos a nossos filhos no decorrer de suas vidas, que irão marcar a vida deles com lembranças que farão parte do repertório das histórias que irão contar às gerações seguintes.

Construir uma relação de confiança com seu filho depende de você.

Coloque os alicerces desta construção enquanto seus filhos reconhecem em você um super, super, super Pai/Mãe.

Autora: Conceição Fernandes

Psicóloga - CRP: 06/132440

Voltar

Fale Conosco

Tem alguma dúvida? Nós podemos te ajudar!

Mande uma mensagem ou ligue para
Whatsapp: (11) 97594-3667.
De Segunda à Sexta: das 8h00 às 20h00